Reflexão da Liturgia - Terça à Sexta, e Domingo

10 Dicas de Oração com Padre Rodolfo

PodCast No Caminho da Palavra

Busque e Encontre

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

FELIZ 2014

A ousadia dos pastores,
e o silêncio da Virgem Maria.


Ouviremos amanhã no Evangelho da Festa de Santa Maria Mãe de Deus a narração de São Lucas que nos recorda a chegada dos pastores avisados pelos Anjos do nascimento do Messias (2,16-21).

   Naquele tempo, depois de verem Maria, José e o Menino e comprovarem o que tinham ouvido da parte dos Anjos do Céu, "começaram a divulgar o que tinham dito a respeito do Menino", enquanto "Maria, conservava todas estas coisas, refletindo sobre elas em seu coração".

   Interessante este paralelo: após terem Maria e José anunciado aos pastores a boa notícia da identidade daquele que acabara de nascer, o silêncio de Maria nos convida a ouvir a voz dos pastores que anunciam as maravilhas de Deus!

   Maria e José tem um papel decisivo, mas específico, na história da salvação - deram sua contribuição, mas de modo algum substituem o convite de Deus a toda a criatura (até às pedras) para que profetizem a chegada do Salvador feito Homem.

  A maternidade de Maria na vida da Igreja continua sendo um convite à evangelização - isto é, ela nos impulsiona como aos pastores a proclamar as maravilhas de Deus ao mundo (a quem quiser nos ouvir e estiver disposto a ouvir Jesus e a Palavra do Pai confiada ao seu ministério redentor).

   No Plano de Deus todos temos lugar! Maria, José, seu próprio Filho Unigênito feito Homem Jesus de Nazaré, eu e você, todos os destinados à salvação pela fé. Quando vivemos nossa vocação na simplicidade e humildade fazemos resplandecer o Evangelho de Jesus - entramos em cena e saímos de cena em vista da proclamação da Palavra de Deus e seu Plano de Amor Salvador.

   Que em 2014, saibamos estar em nosso lugar, conscientes de nossa vocação; e em Paz vivamos o tempo que Deus nos dará em vista da declaração de amor do Pai à humanidade que é Jesus, nosso Senhor.

Feliz 2014.
Padre Rodolfo Gasparini Morbiolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biografia Animada São Josemaría Escrivá