Reflexão da Liturgia - Terça à Sexta, e Domingo

10 Dicas de Oração com Padre Rodolfo

PodCast No Caminho da Palavra

Busque e Encontre

domingo, 6 de março de 2011

5 Pedrinhas Espirituais para Armar-se no Combate da Fé

Nas aparições em Medjugorje, Nossa Senhora falou: “Queridos filhos, eu vos convido à conversão individual. Esse tempo é para vós! Sem vós, o Senhor não pode realizar o que quer. Queridos filhos, crescei dia-a-dia por meio da oração, sempre mais para Deus. Dou-vos a ARMA CONTRA O GOLIAS – eis as vossas CINCO PEDRINHAS: a oração com o coração; a Eucaristia; a Bíblia; o jejum e a confissão”.

Com elas vamos derrotar o gigante Golias. Você sabe quem é o gigante Golias? A história de Davi e Golias está no livro de Samuel. Os filisteus atacavam constantemente o povo de Deus e, aquela vez, investiram contra eles com um exército imenso. Para proteger-se, o rei Saul reuniu todas as forças e mandou chamar todos os jovens, mas mesmo assim a vitória dos filisteus era certa. Para os filisteus, porém, não seria vantagem destruir os judeus, mas levá-los como escravos.

Fizeram uma proposta: “nós enviaremos um homem nosso, vocês enviam um de vocês. O vencedor dará a vitória para o seu povo”. Os filisteus escolheram Golias, homem extremamente forte, hábil na luta e gigantesco. Davi se apresentou diante do rei Saul e disse: “Eu vou combater o gigante Golias”.

Davi era só um menino, mas Saul viu tanta determinação, que não conseguiu impedi-lo. Deu-lhe então, todas as suas armas de guerra: sua couraça, seu cinturão, sua espada. Davi ainda tentou se vestir, mas depois viu que a espada do rei era maior do que ele. Devolveu tudo ao rei e encaminhou-se corajoso para o gigante Golias, dizendo: “Tu vens contra mim armado de espada, lança e dardo; eu, porém, venho a ti armado com o nome do Senhor de todo poder, o Deus das fileiras de Israel, que desafiaste. Hoje mesmo, o Senhor te entregará em minhas mãos, eu te ferirei e te deceparei a cabeça. Hoje mesmo, eu darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais da terra. E toda a terra saberá que há um Deus para Israel. E toda essa assembléia saberá: não é pela espada, nem pela lança que o Senhor concede a vitória, mas a guerra pertence ao Senhor, e ele vos entregará em nossas mãos”.

Dito isto, Davi vai ao rio e pega cinco pedrinhas. Depois tomou uma das cinco, colocou na sua funda, girou sobre a cabeça e arremessou, atingindo a fronte de Golias, que caiu de rosto em terra. Davi deu a vitória ao povo de Deus! (1 Sm 17). Todos nós, não passamos de meninos como Davi. Temos também um inimigo poderoso: as coisas deste mundo como televisão, jornais, novelas, revistas, músicas e muitas outras coisas que nos destroem e nos escravizam.

Nossa Senhora, vitoriosa das batalhas de Deus, nos dá cinco pedrinhas. Com elas, vamos como Davi, atingir a fronte do gigante Golias. Ele vai cair de rosto na terra. “dou-vos a arma contra Golias. Eis as vossas cinco pedrinhas...”

PRIMEIRA PEDRINHA:
A ORAÇÃO COM O CORAÇÃO – em Medjugorge, os jovens videntes perguntaram a Nossa Senhora como fariam para “rezar melhor”, uma vez que Ela recomendava sempre a eles que “rezassem com o coração”, ‘eu “rezassem melhor”. Nossa Senhora respondeu como mãe: “Rezem mais”. Nossa Senhora pede que rezemos todos os dias, a oração do rosário. O rosário é um treinamento que nos levará para a oração de coração. O terço é uma arma poderosa da qual o demônio tem medo.

SEGUNDA PEDRINHA:
A EUCARISTIA – É a pedrinha mais importante. Na verdade é uma rocha. Tudo converge para ela. Nela participamos da Ceia do Senhor. O primeiro passo é a Eucaristia celebrada e participada. A missa é a atualização do sacrifício do Calvário. O segundo passo é a Eucaristia recebida em comunhão. Precisamos comungar o Corpo e o Sangue de Cristo sempre. Jesus mesmo nos diz: “a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida”. Há muitos, por aí, morrendo porque não têm alimento. Além da missa dominical, precisamos da celebração eucarística, se possível, diariamente. Em nossa comunidade temos um encontro diário com Jesus Eucarístico de segunda a sexta às 7:00h da manhã. Venha participar conosco e fazer parte do grupo de oração Refúgio dos Pecadores. O terceiro é a adoração a Jesus na Eucaristia. É uma linda caminhada: participar da missa, comungar e adorar Jesus na Eucaristia, se possível todos os dias. Comungando e adorando Jesus na Eucaristia vamos nos transformando naquele que recebemos e adoramos.

TERCEIRA PEDRINHA:
A BÍBLIA – ler a Bíblia, escrever, meditar e viver no dia-a-dia a Palavra de Deus é com certeza uma pedrinha certeira como aquela de Davi para vencer o Golias. Na Bíblia está todo o alimento e remédio de que precisamos. Jesus disse: “não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”. Para sermos um bom servo de Deus precisamos ser formados na Palavra. Precisamos estudar a Palavra. Procure se informar sobre o Curso de Teologia, a Oficina de Oração, o Seminário de Vida no Espírito, que são canais para que nos tornemos mais íntimos com a Palavra.

QUARTA PEDRINHA:
O JEJUM – assim como existe a oração do espírito, existe também a oração do corpo, que é jejum. Jejuando o seu corpo inteiro está orando, mesmo que você não faça oração nenhuma, o seu corpo em jejum, é uma oração a Deus. Não é simplesmente o fato de não comer ou de sofrer um pouco por não comer. É uma questão sobrenatural. Foi Jesus quem disse aos discípulos: “ademais, esta espécie de demônios não pode sair a não ser pela oração e o jejum”. Nossa Senhora não especifica. Ela só fala: o jejum. Então, jejue pelo menos uma vez por semana, preferencialmente na sexta-feira que é o dia próprio do jejum na Igreja: é o dia da Paixão e morte do Senhor. Lembrando que domingo, Dia do Senhor, não se faz jejum, pois é dia de festa e de alegria, pois Cristo ressuscitou e também nos dias de Festa da Igreja.

QUINTA PEDRINHA:
CONFISSÃO MENSAL – não queremos ser, mas somos pecadores. A própria Palavra nos afirma: “Todos pecaram” (Rm, 3, 23). Confissão é abrir o coração e jogar o que se tem de ruim para fora. Sem medo. Precisamos procurar o padre e confessar nossos pecados, ele recebeu de Deus a autoridade de perdoar os pecados em seu nome e nos absolver. Nossa Senhora coloca em nossas mãos, como pedra para derrubar o “gigante Golias” que está em nós, a confissão. Se possível confesse mensalmente.

Porque sabemos que não passamos de um menino frágil como Davi diante do Golias, assumimos as armas que Maria, a Rainha da Paz, nos apresenta: as cinco pedrinhas. Elas são certeiras. Precisamos de todas elas. Com elas venceremos o gigante Golias. Intercede por nós, mãe querida, para que sejamos fiéis ao que nos pede. Queremos vencer o pecado. Queremos caminhar na santidade. Queremos sempre, e e’m todo lugar, perseverar nos caminhos do Senhor. Mãe querida, obrigada pelas cinco pedrinhas. Vamos vivê-las com fidelidade e amor.

Para Saver Mais:
Livros: GERAÇÃO PHN e MARIA, A MULHER DO GÊNESIS AO APOCALIPSE, de Pe. Jonas Abib;
Sites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biografia Animada São Josemaría Escrivá