Reflexão da Liturgia - Terça à Sexta, e Domingo

10 Dicas de Oração com Padre Rodolfo

PodCast No Caminho da Palavra

Busque e Encontre

sexta-feira, 6 de maio de 2016

NOVENA DO ESPÍRITO SANTO

BREVE ESCLARECIMENTO
A finalidade desta Novena do Espírito Santo é a preparação para a solenidade de Pentecostes, em que a Igreja comemora a vinda do Espírito Santo sobre a Virgem Maria, os Apóstolos e os discípulos, conforme a promessa de Jesus.

A "Novena de Pentecostes" é identificada como uma novena litúrgica, instituída que foi por um DECRETO PAPAL inserido na Encíclica Divinum Illud Múnus, do Papa Leão XIII, promulgada a 9 de maio de 1897.

Afirma o Papa: "Decretamos, portanto, e mandamos que em todo mundo católico, à festa de Pentecostes, preceda uma novena [...] Concedemos a indulgência a todos os que assistirem a novena e orarem segundo nossa intenção,  [...] Queremos igualmente também que gozem de tais benefícios todos aqueles que privadamente façam a novena e cumpram as demais obras e condições prescritas [Confissão, Comunhão e Oração pelas intenções do Papa: Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória]. Todas essas indulgências são aplicáveis também ainda às benditas almas do Purgatório".

O Papa não impôs nenhuma oração específica para a Novena. Sugerimos, então, para aqueles que quiserem se preparar com uma novena de sete dias (Setenário) que a cada dia supliquem ao Espírito Santo um de seus Sete Dons de Santidade, rezando:

Vinde, Espírito Santo,
enchei os corações dos vossos fiéis
e acendei neles o fogo do Vosso amor.
Enviai, o Vosso Espírito,
e tudo será criado,
e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus,
que instruístes os corações dos vossos fiéis
com a luz do Espírito Santo,
fazei que apreciemos retamente
todas as coisas, segundo o mesmo Espírito,
e gozemos sempre da sua consolação.
Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

1º Dia: Vinde Espírito Santo e dai a vossa Igreja o dom da Sabedoria, desprendei-nos das coisas da terra com o  gosto pelas coisas do Céu...reza-se a oração.

2º Dia: Vinde Espírito Santo e dai a vossa Igreja o dom do Entendimento, iluminando nossa mente com a luz da eterna verdade...reza-se a oração.

3º Dia: Vinde Espírito Santo e dai a vossa Igreja o dom do Conselho, fazendo-nos dóceis as vossas inspirações no caminho da salvação...reza-se a oração.

4º Dia: Vinde Espírito Santo e dai a vossa Igreja o dom da Fortaleza, para sairmos vitoriosos de todos os combates espirituais...reza-se a oração.

5º Dia: Vinde Espírito Santo e dai a vossa Igreja o dom da Ciência, tornando-vos o mestre de nossa vida interior.  ...reza-se a oração.

6º Dia: Vinde Espírito Santo e dai a vossa Igreja o dom da Piedade, para que vivamos uma vida digna de filhos e filhas adotados por Deus. ...reza-se a oração.

7º Dia: Vinde Espírito Santo e dai a vossa Igreja o dom do Santo Temor de Deus, para que sempre nos arrependamos profundamente de nossos pecados...reza-se a oração.

Para encerrar, a cada dia do Setenário, peçamos ao Espírito Santo seus Sete Dons Carismáticos para o serviço da Misericórdia na Igreja e no Mundo, hoje e sempre. Rezemos com São João XXIII:

Espírito Santo, termina em nós a obra começada por Jesus. Dá entusiasmo ao nosso apostolado, para que atinja todos os homens e todos os povos, resgatados, todos eles, pelo sangue de Cristo. Acelera em cada um de nós o despertar de uma profunda vida interior.
Apaga em nós a auto-suficiência e eleva-nos até ao nível de uma humildade santa, do verdadeiro temor de Deus, da coragem generosa. Que nenhum apego terrestre nos impeça de honrar a vocação a que fomos chamados. Que nenhum interesse possa, por covardia nossa, abafar dentro de nós as exigências da justiça. Que cálculos medíocres e mesquinhos não reduzam às estreitezas do nosso egoísmo os imensos espaços da caridade. Que grande seja em nós a procura da Verdade, até a pronta aceitação do sacrifício, mesmo até a cruz, até a morte. Que tudo, enfim, responda à oração suprema que o Filho dirigiu ao Pai.
E que esta graça, Espírito de Amor, pela vontade do Pai e do Filho, se derrame sobre a Igreja, sobre todas as instituições, sobre todos os povos e sobre cada um de nós. Amém.

O Espírito e a Esposa, a Igreja,
gritam juntos:
Vem Senhor Jesus! Maranatha!

Texto em .pdf: https://goo.gl/Jo9dcr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biografia Animada São Josemaría Escrivá