Reflexão da Liturgia - Terça à Sexta, e Domingo

10 Dicas de Oração com Padre Rodolfo

PodCast No Caminho da Palavra

Busque e Encontre

terça-feira, 4 de março de 2014

Quarta-Feira de Cinzas e Quaresma 2014

As #Cinzas são um sinal do nosso #nada: somos pó e retornaremos ao pó! O espírito #penitencial é o mais importante nesta Quarta-feira que inaugura a#Quaresma do #Senhor.


Não se esqueça que Quarta-feira de #Cinzas é dia de #Jejum e #Abstinência de#Carne vermelha.Também são gestos penitenciais que indicam nosso arrependimento e espírito de #conversão.

#Abstinência de #Carne nos remete ao mistério da nossa condição humana, carnal, pecadora. Jesus veio a primeira vez na #carna, o justo pelos injustos, embora de divina condição, fez-se homem em tudo exceto no #pecado, para a todos atrair ao #Céu! Quando neste dia não comemos #carne, isto é um sinal de que reconhecemos nossa condição humana necessitada de #Deus - contemplamos nosso #nada.

#Jejum é um gesto que nos remete à #eternidade! Um dia estaremos com Deus numa condição #espiritual, como diz a #Palavra de #Deus, seremos semelhantes aos #Anjos do #Céu, seres espirituais; e nossas necessidades de subsistência serão diferentes - lá, Deus será tudo em todos naquela #Cidade Celeste onde o #Sol, que é #Cristo, jamais se põe! Assim, abster-se de comer tudo ou parte de nossa tradicional e trivial alimentação nos recorda que um dia este alimento temporal já não será mais necessário; e podemos viver livres dele - este alimento não pode ser prisão para nosso corpo, alma e espírito.

Ainda, seremos convidados pela #LiturgiaQuaresmal à luta contra às três grandes tentações de todo cristão: o #ter, o #poder e o #prazer. Esta também é uma luta espiritual e quaresmal, pois estes #vícios nos acorrentam às coisas deste levando-nos de maneira discreta à idolatria! Só a Deus devemos prestar culto e não às coisas deste mundo (coisas, bens materiais e espirituais; e pessoas).

Por detrás da tentação ao #ter, está o vício capital da #ganância. Esta idolatria nos leva à riqueza que impede a nós e ao próximo de experimentar Deus que é#partilha de amor em nossa #vida!

Escondido na busca pelo #poder está o #orgulho, a #prepotência e a #soberba(todos esses vícios idolátricos são sinônimos um do outros). É o #pecado das#origens, desde o #Gênesis. O ser humano querendo ocupar o lutar de Deus!

E ainda, a busca desenfreada pelo #prazer, que engendra a #luxúria, a #gula, as#cobiças de todos os tipos, que geram #inveja#ciúmes e a obsessão da posse. Esta idolatria representa a própria #cegueira humana frente a verdade luminosa de Deus. O ser humano não percebe que tem os olhos fixos na #criatura e não no#Criador.

Serão 5 Domingos Quaresmais, a começar pela Quarta-feira de Cinzas! Tempo penitencial de conversão.

#PeRodolfoMorbiolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biografia Animada São Josemaría Escrivá