Reflexão da Liturgia - Terça à Sexta, e Domingo

10 Dicas de Oração com Padre Rodolfo

PodCast No Caminho da Palavra

Busque e Encontre

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Contentemo-nos com nossa recompensa!

Publicado em:
http://sites.br.inter.net/gotasdapalavra

02 de Outubro de 2011
27º Domingo do Tempo Comum
Parábola dos Vinhateiros Homicidas

        Iniciemos esta meditação recordando que hoje omitimos a festa dos Anjos da Guarda, pois é Domingo Dia do Senhor, e a Memória da Ressurreição de Cristo nossa Vida tem precedência litúrgica sobre todas as outras celebrações. Contudo, faz-se oportuno recordar a fidelidade e a infidelidade dos Anjos para pensar em nossa correspondência à vontade de Deus.
   Ensina-nos a doutrina cristã que os Anjos também foram provados por Deus em sua fidelidade ao mistério insondável da vontade de Deus. Debaixo da imagem bíblica no Apocalipse do Dragão que arrasta com sua calda uma terça parte das estrelas do céu, a Igreja sempre leu o mistério da Rebelião de Lúcifer e seus companheiros Anjos, outrora mensageiros divinos, que não quiseram se submeter ao desígnio divino de enviar seu Filho ao mundo, como homem, para salvá-lo do mal do pecado e da morte, integrando assim a humanidade à divindade.
   Ao encarnar-se no seio de Maria, Jesus comunicou à humanidade um dom que nem os Anjos desfrutam: a filiação divina adotiva. Tornamo-nos filhos no Filho feito homem!
   Esta dignidade atribuída à humanidade é a causa da rebelião angélica, pois mesmo que grandes em esplendor como eram e são os seres angélicos, Lúcifer entre eles, jamais poderão atribuir-se a si mesmo o designativo de filhos de Deus: não passam de criaturas; belas e perfeitas, mas apenas e tão somente criaturas.
   O Evangelho deste Domingo narra a parábola dos Vinhateiros Homicidas que violaram o direito à vida dos enviados do Senhor da Vinha para poderem se apropriar daquilo que não lhes pertencia. Também matam seu filho, pois ele era o herdeiro, assim deles seria a posse do terreno no qual trabalharam. Não foram capazes de se contentar com seu salário, sua recompensa, mas tentaram tirar à força os direitos do Senhor da Vinha.
   Nas origens, Deus enfrentou a rebelião dos seus anjos contra sua vontade salvadora: eles perderam e não foi mais encontrado o lugar deles no céu! Na aurora dos tempos, quando Deus Pai enviou seu Filho ao mundo para o que o mundo fosse salvo por ele, também seu povo o renegou e tentou destruir sua missão e sua vida na ignomínia da cruz, mas ele venceu o mal e reinou sobre a morte. O povo da descendência de Jesus perdeu a oportunidade de constituir o povo da Nova e Eterna Aliança, a Igreja de Cristo.
   Precisamos cuidar para não nos contaminarmos com esta semente perversa de orgulho e inveja que nos leva a abdicarmos do que é nosso, por mania de grandeza, insatisfeitos com a nossa recompensa, em busca da posse daquilo que pertence ao próximo e a Deus. Não devemos ser adversários de Deus como os Anjos apóstatas, mas seus mensageiros e colaboradores, como servos fiéis, dispostos a obedecer no amor, como resposta de amor.

Acrescento a este a Programação de nossa festa em honra de Nossa Senhora Aparecida que começa no próximo dia 03 de outubro de 2011. Dia 11 de outubro, véspera do dia de Nossa Senhora Aparecida, celebraremos a Abertura de nosso Ano Jubilar que comemorará 50 anos de fundação da Igreja paroquial da Vila Angélica. Participe conosco!


PROGRAMA ON LINE
03/10 1º Dia – Segunda – Missa 19h30.

Pe. Edson Daros – Par. São João Batista de Salto de Pirapora.

04/10 2º Dia – Terça – Missa 19h30.
Pe. José Amaro – Par. São José de Cerquilho.

05/10 3º Dia – Quarta – Missa 19h30.
Pe. Wilson Roberto – Par. Nossa Senhora de Fátima do Campolim.

06/10 4º Dia – Quinta – Missa 19h30.
Pe. André Sueiro – Par. Nossa Senhora da Piedade do Éden.

07/10 5º Dia – Sexta – Missa 19h30.
Pe. William de Almeida – Par. São José de Cerquilho.

08/10 6º Dia – Sábado – Missa 18h.
Pe. Edmilson Silva – Par. São Bento de Sorocaba.

09/10 7º Dia – Domingo – Missa 19h.
Pe. João Carlos Alampe – Par. São José de Votorantim.

10/10 8º Dia – Segunda – Missa 19h30.
Pe. Ricardo Chizzolini – Par. São Luiz Gonzaga de Sorocaba.

11/10 9º Dia – Terça – Missa 19h30.
49º Aniversário de Fundação da Paróquia N. Sra. Aparecida.
Abertura do Ano Jubilar
Maria nos ajuda a edificar a Igreja de seu Filho Jesus Cristo!
Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues

12/10 Feriado Nacional de Nossa Senhora Aparecida,
Padroeira do Brasil.
Programação do Dia
Terço de Hora em Hora, a partir das 8h.
Consagração à Nossa Senhora Aparecida – 12h.
Missa – 17h. Seguida de Procissão.
Sob o Manto de Maria, avançamos confiantes!
Pe. Rodolfo, Diác. Osvaldo e Convidados.

Contatos
Telefones: (15) 3223.3307 - (15) 3223.1894
E-mail: par.aparecida.sorocaba@hotmail.com
Oração: paraparecida.oracao@hotmail.com
Twitter: @paraparecidasor
Facebook: Paróquia NSra Aparecida Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biografia Animada São Josemaría Escrivá