Reflexão da Liturgia - Terça à Sexta, e Domingo

10 Dicas de Oração com Padre Rodolfo

PodCast No Caminho da Palavra

Busque e Encontre

sábado, 3 de outubro de 2009

AS COLUNAS DA ESPIRITUALIDADE NO CÁRCERE

Servo de Deus FRANÇOIS-XAVIER: “Cinco Pães e Dois Peixes”
.
1º PÃO - Viver o momento presente.
2º PÃO - Dircernir entre Deus e as obras de Deus.
3º PÃO - A oração.
4º PÃO - A eucaristia.
5º PÃO - Amar até a unidade o testamento de Jesus
.
1º PEIXE - Maria Imaculada.
2º PEIXE - Escolhi Jesus.
.
HOMILIA DO PAPA JOÃO PAULO II
NAS EXÉQUIAS DO CARDEAL FRANÇOIS-XAVIER NGUYÊN VAN THUÂN
1. "A sua esperança está repleta de imortalidade" (cf. Sb 3, 4).
Estas consoladoras palavras do Livro da Sabedoria convidam-nos a elevar, à luz da esperança, a nossa oração de sufrágio pela alma eleita do saudodo Cardeal François-Xavier Nguyên Van Thuân, que levou toda a sua vida precisamente sob o sinal da esperança.
Sem dúvida, a sua morte amargura todos quantos o conheceram e amaram: os seus familiares, em particular a sua mãe, a quem renovo a expressão da minha afectuosa proximidade. Em seguida, penso na querida Igreja que está no Vietname, que o gerou para a fé; e penso inclusivamente em todo o povo vietnamita, que o venerando Purpurado recordou de maneira expressa no testamento espiritual, afirmando que sempre o amou. Chora a morte do Cardeal a Santa Sé, a cujo serviço ele dedicou os seus últimos anos, primeiro como Vice-Presidente e depois como Presidente do Pontifício Conselho "Justiça e Paz".
Também neste momento parece que ele está a dirigir a todos o seu persuasivo convite à esperança. Quando durante o ano de 2000, lhe pedi que preparasse as meditações para os Exercícios Espirituais da Cúria Romana, ele escolheu como tema: "Testemunhas da esperança".
Agora que o Senhor o provou "como o ouro no cadinho" e o julgou agradável "como um holocausto", podemos verdadeiramente dizer que "a sua esperança estava repleta de imortalidade" (cf. Sb 3, 4.6). Ou seja, estava cheia de Cristo, vida e ressurreição daqueles que nele confiam.
- texto comjpleto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biografia Animada São Josemaría Escrivá