Reflexão da Liturgia - Terça à Sexta, e Domingo

10 Dicas de Oração com Padre Rodolfo

PodCast No Caminho da Palavra

Busque e Encontre

domingo, 3 de maio de 2009

PASTOR de pastores!

DOMINGO DO BOM PASTOR
DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS
.
Hoje é dia do Bom Pastor. Jesus Cristo é Bom Pastor da sua Igreja, a qual Ele amou com o dom da sua vida. Nós também somos pastores, com "p" minúsculo, pois Ele é maior que todos, e se somos assim, fomos gerados nEle e dEle, e sem Ele nosso sacerdócio não tem significado algum.
.
No entanto, parece bem difícil ser pastor. Há muitos desafios e obstáculos. Mais difícil ainda parece ser um pastor que se deixa pastorear por Cristo. Cuidar tem dos seus desalentos, mas deixar-se cuidar e repreender e santificar, em meio aos deveres de cada dia, em meio às obrigações do pastoreio, isto sim, é coisa para heróis; heróis da fé. É desse barro que são forjados os santos.
.
Gostaria de recordar o exemplo de um profeta do Antigo Testamento. Jonas quis resistir ao mandado do Senhor. tanto o fez que precisou Deus buscá-lo em sua teimosia para fazê-lo anunciador seu junto à população da cidade de Nínive. O grande embate de Jonas: Deus é sempre misericordioso, perdoaria o povo das suas iniquidades e seu trabalho seria verdadeira "perda de tempo".
.
Deus busca Jonas. Provaca uma tempestado que quase faz virar o barco no qual ele tenta fugir do Senhor. Tendo sido jogado no mar pelos navegantes, é engolido por um grande peixe e cuspido na praia. Torna-se profeta dos ninivitas, que se convertem graças ao seu anúncio. Depois, cansado repousa emburrado debaixo duma árvore que quis Deus secar propositalmente para dar-lhe uma lição de humildade. Deus corrige a "rabugentice" do profeta, enquanto recebe a conversão do povo de Nínive.
.
Deus está interessado em todos. Jesus quis salvar-nos a todos. Disse Ele mesmo em sua oração às vespéras da paixão, no Evangelho de João, "daqueles que me destes, ó Pai, nenhum foi perdido". Assim, todos precisamos ser pastoreados por Cristo, até seus sacerdotes, pastores com Ele, e por Ele designados. Só assim seremos forjados na santidade! Deus nos ajude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biografia Animada São Josemaría Escrivá