Reflexão da Liturgia - Terça à Sexta, e Domingo

10 Dicas de Oração com Padre Rodolfo

PodCast No Caminho da Palavra

Busque e Encontre

terça-feira, 10 de março de 2009

"uaresma: engatinhando no caminho da salvação

REFLEXÃO PARA A QUARESMA
.
"ENGATINHANDO NO CAMINHO DA SALVAÇÃO"
.
. A quaresma nos propõe práticas penitenciais medicinais: oração, esmola e jejum, para trabalhar nossa humanidade, nosso corpo e alma, capacitando-nos ao caminho da salvação proposto por Jesus. Este caminho de salvação - tema muito querido da teologia lucana (Evangelho e Atos dos Apóstolos) - convida-nos à conversão e ao seguimento de Jesus Cristo partindo da renúncia de si mesmo.
. Quando ouvimos o Senhor falar no Sermão da Montanha sobre perdão, reconciliação e solidariedade fraterna, percebemos que as práticas quaresmais são apenas a "ponta do iceberg" de uma larga experiência de Deus que somente poderá ser concretizada na Páscoa de Cristo e na nossa páscoa.
. O verdadeiro caminho de salvação, o próprio Corpo de Cristo, é feito deste esforço individual de caminhar ao encontro da sua vontade, exercitando nossa alma para guiar-se ao seu encontro (oração) e nosso corpo à submeter-se não apenas às leis da natureza (jejum), mas à Lei do Espírito com o qual fomos selados (marcados) para o dia da salvação. Esse esforço individual, biblicamente, nunca poderia ser desentranhado da realidade e das pessoas, isto é, é individual no projeto e coletivo na concretização; por isso agir com solidariedade, notando e auxiliando o próximo nas suas necessidades (esmola), servindo e dando, mais que recebendo, nos coloca na direção das obras da fé às quais nos convidaram os profetas do primeiro testamento.
. Isto posto, não podemos parar nas práticas quaresmais, mas temos de avançar para o mistério pascal, associando-as às mais altas solicitações do Espírito que gera a Igreja, Corpo de Cristo. Permitindo, assim, que o próprio Deus nos encaminhe, mesmo que às apalpadelas, e engatinhando aos seus mais profundos mistérios, cujo penhor é, em nosso meio, seu próprio Filho, Jesus Nosso Senhor.
. Boa Quaresma!
.

Um comentário:

  1. Oi Padre, saudades...
    Achei demais o seu blog, que benção!!!

    Sempre que puder passarei por aqui pra deixar meu comentário...
    Te amamos muito, vc está no nosso coração! Bjãooo

    Tatiane- Min. Servos do Senhor

    ResponderExcluir

Biografia Animada São Josemaría Escrivá